quarta-feira, 11 de março de 2009

Origem


A dança folclórica do bumba-meu-boi é um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. A dança surgiu no século XVIII. O bumba-meu-boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia.O bumba-meu-boi é resultado da união de elementos das culturas européia, africana e indígena. A dança misturada com teatro incorpora elementos da tradição espanhola e da portuguesa, com encenações de peças religiosas nascidas na luta da Igreja contra o paganismo. O costume da dança do bumba-meu-boi foi intensificado pelos jesuítas, que através das danças e pequenas representações, desejavam evangelizar os afros descendentes, indígenas e os próprios aventureiros portugueses.Do ponto de vista teatral, o folguedo deriva da tradição portuguesa e espanhola, a tradição de se encenarem peças religiosas é de inspiração erudita, mas destinadas ao povo para comemorar festas católicas.Ao espalhar-se pelo país, o bumba-meu-boi adquire nomes, ritmos, formas de apresentação, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes.

7 comentários: